Conheça a Menegotti

19/05/2020

A história da Menegotti iniciou no dia 25 de maio de 1940 na cidade de Jaraguá do Sul - SC - Brasil. Erwino Menegotti, com um capital de Dois Contos de Réis, instalou uma Ferraria e Fábrica de Carroças. O estabelecimento contava com quatro funcionários que fabricavam ferraduras, enxadas, foices e realizavam consertos na parte metálica das carroças. A fabricação de máquinas para produção de gasogênio, utilizado como combustível para os automóveis, foi o próximo passo para o desenvolvimento da empresa. Como a região de Jaraguá do Sul era essencialmente agrícola o segmento de máquinas destinadas para beneficiamento de cereais foi o caminho natural para o crescimento da empresa e construiu uma marcante trajetória de mercado até se consolidar como referência no ramo na construção civil.

No ano de 1963 foi inaugurada uma Fundição com o objetivo de solucionar o problema da dependência de ferro fundido de boa qualidade e foi um marco importante na história da empresa. O desenvolvimento da Prensa Menegotti para fabricação de tubos de concreto na década de 60 modificou o perfil da empresa e o seu direcionamento estratégico. O Brasil estava em franco desenvolvimento e necessitando de obras em saneamento básico. O investimento neste segmento impulsionou fortemente a empresa. A modesta iniciativa de 1940, havia se tornado uma realidade sólida.Uma empresa vibrante que acreditou no mercado e se desenvolveu através de parcerias bem sucedidas com seus clientes e fornecedores através de um sistema de gestão que valoriza o ser humano.

A evolução constante da empresa levou a investimentos em novos mercados e direcionamento para outros segmentos.A liderança no segmento de misturadores foi uma conseqüência do trabalho contínuo e da internacionalização dos negócios.Em janeiro de 2003, objetivando agilizar os processos e atender com mais eficiência o mercado, transformou a divisão de máquinas numa empresa independente denominada Menegotti Máquinas e Equipamentos Ltda. Desde então, a Menegotti, também chamada de Menquip, vem constantemente se estruturando e aprimorando suas tecnologias para continuar vivenciando experiências de sucesso. Seus segmentos de mercado hoje abrangem máquinas para blocos e pavimentos, tubos para águas pluviais, tubos para esgoto sanitário, centrais de concreto, fôrmas metálicas para pré-moldados, equipamentos de movimentação de carga, e projetos especiais.